.

Cruz de Caravaca

10:41
Caravaca é uma antiga cidade do interior da Espanha. Conta a lenda que o Príncipe Mouro Ibn-Hud conhecido por Muhammad ben Yaquib (os mouros dominavam a região na época) desejava conhecer a fé cristã. Quando soube que um de seus prisioneiros era o pároco Gines Perez Chirinos, ordenou-lhe que celebrasse uma missa. Seus servos limparam uma sala do castelo de Alcázar e montaram um altar de acordo com a lista e especificações do sacerdote preso. No dia escolhido para a celebração estavam presentes não só o príncipe mulçumano, mais toda a sua família, seus servos e alguns soldados. Logo de início Perez Chirinos sentiu falta da cruz, por seu esquecimento ela não foi colocada na lista. Apreensivo, teve que explicar a todos que não poderia continuar o rito. Ibn-Hud ficou muito decepcionado e frustrado. Diante desta situação um milagre aconteceu: surgiram pela janela dois anjos que trouxeram uma cruz até o altar. O Principe Ibn-Hud, sua família e todos os mulçumanos que estavam no local se converteram ao cristianismo. O pároco e os prisioneiros foram libertados. A Santa Cruz apareceu no Castelo Alcázar de Caravaca em 3 de maio de 1232, desde então as sucessões de inúmeros milagres fizeram a devoção a Cruz de Caravaca conquistar fiéis no mundo inteiro.

Apesar de seu um objeto de devoção originalmente católico, este poderoso amuleto passou a ser adotada também pelos cruzados, templários, missionários, esotéricos e bruxos como símbolo de proteção. 

A cruz de Caravaca chegou no Brasil trazida pelos primeiros colonizadores, na esquadra de Martin Afonso de Souza.


A IGREJA CATÓLICA E A CRUZ:
Á esquerda, um sacerdote católico submergindo na água a Cruz de Caravaca em rito espanhol. Na imagem da direita temos o Papa Bento XVI carregando a Cruz de Caravaca no Ostensório, e ao seu lado podemos perceber o brasão da Cruz de Caravaca da poltrona.

De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes:
Santíssima Vera Cruz de Caravaca
Cruz das Missões
Cruz de Lorena
Cruz de Borgonha
Cruz de São Miguel
Cruz Missioneira
Wishing Cross (cultura afro-americana)

O significado é de proteção e devoção, ela é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.

O Pároco Gines Perez Chirinos inspirado pelos anjos, escreveu algumas orações em latim, nós mostraremos tradução da Novena da Cruz de Caravaca e como ela deve ser rezada.

Observação: Nesta oração o fiel aceita sua condição de pecador e pede o perdão antes de receber a graça; solicita proteção contra o mal e deseja forças para caminhar no bem; invoca os poderes místicos do sangue e das chagas de Cristo, dos cravos e da cora de espinho; Uma oração com palavras fortes, completa e poderosa!

COMO REZAR:
- Esta novena é poderosa e milagrosa, contudo a fé é parte fundamenta para se alcançar uma graça;
- Esta oração deve ser rezada de pé, diante de um crucifixo;
- Genuflexão é o ato de dobrar os joelhos, deve ser feito sempre que mencionada na oração juntamente com o sinal da cruz;
- Se houver outras pessoas, elas devem permanecer de joelhos durante toda a oração, somente a pessoa que reza fica de pé;
- Por se tratar de uma novena, o rito deve ser repetido por nove dias consecutivos;
- A oração deve ser recitada preferencialmente a partir das 7 da noite. Ou se preferir, reze a novena sempre às 3 horas da tarde;
- A cada dia da novena, antes de iniciar a oração, acenda uma vela branca junto a Cruz (crucifixo).

Via: Sobrenatural

0 comentários:

Postar um comentário