.

Ba'al Shem Tov

16:01


Rabino Israel ben Eliezer cabalista judeu, 1698-1760, Nascido numa pequena aldeia onde é hoje a fronteira entre a Polônia e a Rússia, ficou orfão muito cedo, e passou a adolescência como zelador de uma sinagoga enquanto estudava as escrituras. Mais tarde, depois de se casar com Hannah, filha do influente rabino Ephraem de Brody, passou sete anos dedicado a intensa meditação e a estudos, assumindo depois a posição de professor e de açougueiro kosher na cidade polonesa de Koslowitz.

Em 1734, mudou-se para Talust, e pouco depois para Medzyboz, na Ucrânia, onde começou a ensinar a cabala ao público. Morreu pacificamente em Medzyboz em 1760.

Suas qualidades como professor, estudioso e indivíduo atraíram um grande número de alunos, inclusive algumas das mais respeitadas mentes rabínicas daquele período. Mas diferentemente dos movimentos cabalísticos dentro do judaísmo surgidos antes, o movimento hassídico lançado pelo rabino Israel  espalhou-se para fora dos circulos eruditos e rabínicos, abrangendo boa parte da população judaica da Europa Oriental.


Segundo se relata, o rabino Israel era habilidoso na prática da magia cabalística, e bom conhecedor de suas facetas mais filosóficas e místicas. O título pelo qual é mais conhecido, Ba'al Shem Tov, ou "Mestre do Bom nome", refere-se a seu domínio dos poderes secretos do Nome de Deus, com o qual, diz-se, teria realizado muitos milagres.

0 comentários:

Postar um comentário