.

Sabá

02:12


Sabá ou Sabbat encontro de bruxas, adotado pelo moderno movimento pagão. Na moderna prática pagã, os sabás são os oito festivais mais importantes da roda do ano, o calendário sagrado pagão, e consiste em solstícios, equinócios e de quatros dias "intermediários", situados aproximadamente entre os solstícios e os equinócios [ datas indicadas se aplicam ao hemisfério Norte - N. do T].

Os sabás tem nomes distintos segundo cada tradição pagã, mas Samhain, Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas e Mabon são os mais comuns.

Uma divisão em sabás maiores - os dias intermediários - e sabás menores - solstícios e equinócios - é comum em muitas tradições.



Sabá: Samhain. Nomes Alternativos: Hallowmas, Noite de inverno. Data: 31 de Outubro.

Sabá: Yule. Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Alban Arthuan. Date: 21 de Dezembro.

Sabá: Imbole. Nomes Alternativos: Oimele, Brigid, Candlemas, Disting. Data: 2 de Fevereiro.

Sabá: Ostara. Nomes Alternativos: Equinócio de Primavera, Alban Eiler. Data: 21 de Março.

Sabá: Beltane: Nomes Alternativos: Roodmas, Walburga. Data: 1º de Maio.

Sabá: Litha. Nomes Alternativos: Solstício de Verão, Alban Heruin. Data: 21 de Junho.

Sabá: Lammas. Nomes Alternativos: Lughnasadh, Thingtide. Data: 1º de Agosto.

Sabá: Maibon. Nomes Alternativos: Equinócio de Outono, Descoberta do Inverno, Alban Elued. Data: 21 de Setembro.

Embora alguns dos sabás tenham raizes antigas, o moderno calendário pagão como um todo é uma criação do século XX. As origens variadas dos atuais nomes padronizados dos sabás são um bom indicador de que a lista foi uma criação moderna montada a partir de fontes escritas: Samhain, Beltane e Imbolc são expressões tiradas do gaélico irlandê. Yule e Lammas são palavras do inglês antigo; Ostara é do alemão antigo; Mabon é galês medieval; Litha foi tirada da ficcão fantástica de J.R.R e Tolkien e não aparece em nenhum outro lugar.

Registro históricos dos festivais são um tema completamente diferente. As comemorações de Beltane e de Samhain são bem atestadas em diversas fontes celtas, e listas dos quatros dias intermediários, tratadas como um conjunto, são encontradas em algumas fontes irlandesas antigas. Festivais nas datas de solstícios são comuns à maioria das culturas do planeta.

Não há evidências, porém, de que os equinócios fossem comemorados na Europa pagã, e muitas evidências de que diversos outros festivais, que não fazem parte da moderna roda do ano pagã, tinha papel muito mais importante.

A julgar pelos ritos de fertilidade e pelos festivais populares que aparecem em registros antigos ou sobrevivem até hoje, o antigo calendário pagão de festivais era tão complexo, tão proprio de cada lugar e tão variado quanto outros aspectos do paganismo antigo. Nenhum deles torna os sabás atuais impróprios como calendário ritual para pagãos modernos, e um conjunto de cerimônias espaçadas de maneira uniforme ao longo do ano recomenda-o muito em termos práticos.



0 comentários:

Postar um comentário