.

Ma'aseh Merkabah

20:51


Ma'aseh Merkabah (hebraico, "Obra da Carruagem") Um dos dois ramos mais antigos do misticismo judaico, um sistema de teoria e prática baseado na descrição da carruagem de Deus no primeiro capitulo do Livro de Ezequiel. No Ma'aseh Merkabah, carruagem foi interpretada como nada menos do que a estrutura do próprio mundo espiritual, dividido em sete céus e servido por uma variedade estonteante de poderes angélicos. Manuais detalhados da estrutura da carruagem foram escritos e circularam durante o apogeu do Ma'aseh Merkabah, que foi mais ou menos de 300 A.E.C, até o início da Idade Média.

Muitos desses manuais sobreviveram de forma razoavelmente completa, mas vê-se claramente que deviam ser complementados por instruções orais, e muitos dos detalhes da teoria e da prática ainda são obscuros. O que fica claro é que os místicos Merkabah não se contentavam em estudar ou meditar sobre a estrutura do Céu; estavam interessados em ir até lá, em jornadas visionárias que são descritas com detalhe em diversos relatos.

A prática do Merkabah era considerada muito sagrada e perigosa. Diz-se no Talmude que uma criança, estudando as escrituras na casa de seu professor, compreendeu o significado secreto da palavra chashmal ("radiância") - e um fogo saiu do chashmal e queimou-se e até a morte.

O Ma'aseh Merkabah ainda era praticado em alguns círculos durante o desenvolvimento da cabala, e substanciais elementos do antigo sistema parecem ter sido levados aos ensinamentos cabalísticos. De modo diferente do Ma'aseh Merkabah, porém, a cabala baseia-se principalmente na meditação como veículo para o desenvolvimento espiritual, e não nas experiências exáticas e visionárias dos antigos místicos do Merkabah.



0 comentários:

Postar um comentário