.

Gaia teoria de James Loverlock

22:45
Teoria proposta pelo climatologista James Loverlock em meados da década de 1970, propondo que a biosfera da Terra pode ser entendida como uma única entidade, que preserva a composição química dos oceanos e da atmosfera por meio de complexos laços ecológicos de feedback, como aqueles que equilibram a química do sangue num corpo vivo. Em seu livro de 1979 Gaia. A new look at life on earth, Loverlock propós que os seres humanos poderiam ser entendidos como sistema nervoso de Gaia.


Esta teoria tem sido adotada avidamente por muitos pagãos, que identificam Gaia com a Deusa moderna teologia pagã. Em 1970, bem antes da primeira publicação de Loverlock sobre o assunto, o lider pagão norte-americano Tim Zell já tinha proposto uma teoria de "teagênese", na qual a vida coletiva da Terra despertaria como uma deusa consciente quando os seres humanos formasse uma união telepática com todas outras formas de vida. O nome original de Zell para essa deusa era Terrebia (do latim terra e grego bios, "vida"); a expressão de Loverlock (Gaia) foi adotada pouco depois de sua primeira publicação e tem sido usada como padrão desde então.

As ideias de Zell e de Loverlock têm sido combinadas de diversas maneiras e com diversos graus de sofisticação, produzindo uma gama de atitudes e abordagens gaianas altamente influente na moderna comunidade pagã.

0 comentários:

Postar um comentário