.

Tábua de Esmeralda

11:16


Mais famoso texto alquímico, supostamente escrito numa lâmina de esmeralda por Hermes Trismegisto e descoberto por um dos diversos personagens lendários no túmulo de Hermes. Em sua tradução mais comum para a língua portuguesa, eis o que diz:

É verdade, sem erro, certo e muito verdadeiro: Aquilo que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima, para realizar os milagres do Um. E como todas as coisas vieram do Um, pela medição do Um, assim todas as coisas são únicas por adaptação. Seu pai é o Sol; sua mãe, a Lua; o vento carregou-o no ventre; a Terra é sua nutriz.É o pai de toda perfeição e a consumação do mundo. Seu poder é integral se dirigido à Terra. Separarás a Terra do Fogo, o sutil do grosseiro, suavemente e com muito engenho. Ele sobe da Terra para o Céu, e de novo desce à Terra e recebe a força das coisas superiores e inferiores. Terás, por esse meio, toda glória do mundo; por isso, deixa o obscuridade se afastar de ti. É a força forte de todos as Forças, superando toda coisa sutil e penetrando toda coisa sólida. Assim são todas as maravilhosas adaptações, das quais este é o modo. Por isso fui chamado de Hermes Trismegisto, tendo as três partes da filosofia do mundo. O que disse da operação do Sol está realizado e aperfeiçoado.



A origem da Tábua de Esmeralda é desconhecida. Apareceu na Europa no século XIII, quando foi citada num livro de Alberto Magno, e uma versão incompreensível apareceu em árabe por volta de 900 E.c. Joseph Needham, o notável estudioso da ciência chinesa, comentou que os conceitos básicos podem ser encontrados em textos alquímicos chineses de um período muito anterior e suegeriu que o texto poderia ser ogirinário da China, mas isso é puramente especulativo.

Seja qual for sua fonte e sua história inicial, o texto acabou se tornando central para os alquimistas europeus medievais, renascentistas e modernos, e ainda é usado em circulos hermetistas hoje em dia.

0 comentários:

Postar um comentário